

Maple Bear Brasil: Formatação e Organização da Plataforma Acadêmica
Projeto
Minha responsabilidade neste projeto foi organizar, padronizar e formatar o conteúdo pedagógico na plataforma digital acadêmica da Maple Bear Brasil.
#Design Instrucional; #Educação; #Edtech; #LMS; #Gestão de Projetos; #UX; #Direção de Arte; #UI
Determinar o ponto de partida de um projeto é muitas vezes desafiador, e o trabalho desenvolvido para a Maple Bear Brasil exemplifica essa complexidade. Após uma reflexão, percebo que o verdadeiro início se deu quando fui designado para resolver um problema crítico e de alta prioridade.
O projeto consistiu em estruturar o conteúdo pedagógico na plataforma digital, exigindo a criação de um sistema abrangente de formatação. Este sistema envolveu elementos textuais (como títulos, parágrafos e citações), visuais (capas de unidades, ícones, ilustrações) e estruturais (organização de pastas e arquivos).
Dada a urgência e complexidade da demanda, precisei desempenhar múltiplos papéis, como: gestor de projetos, designer instrucional, diretor de arte, UX e UI designer, além de QA. Na época, eu atuava como Analista de Projetos Instrucionais Sênior na Maple Bear Brasil, e esse tipo de atividade não era parte das minhas atribuições diárias.
Considero que o projeto realmente teve seu início com a necessidade urgente de corrigir o conteúdo de português de uma unidade do Grade 1, que já havia sido disponibilizado para as escolas na plataforma digital. No começo, tratei a demanda como uma tarefa pontual. No entanto, à medida que investigava o problema, percebi sua extensão e o impacto em outras áreas do conteúdo. Era uma situação onde "mudar aqui" implicava "mudar ali também". Com isso, sugeri ao meu gerente um plano abrangente que considerasse todas as implicações necessárias.
Reconhecendo a amplitude do projeto e a falta de recursos disponíveis para uma dedicação integral, propus assumir um papel consultivo, operando sob um contrato de prestação de serviços (PJ). A partir desse acordo, passei a focar na estruturação e manutenção do conteúdo na plataforma digital.
O projeto expandiu-se, incluindo a inserção do conteúdo do primeiro ano do ensino médio, seguindo as diretrizes que estabeleci na fase inicial da consultoria. Ao longo de 9 meses, essa experiência se tornou uma das mais enriquecedoras da minha carreira.
Além de estruturar e formatar as bases dos conteúdos, criei um guia para preparar a fábrica de conteúdo da Maple Bear na transição do material impresso para o digital. Esse guia abrangeu a padronização da identidade visual, a nomenclatura de arquivos para facilitar a busca, e a organização das informações de acordo com a metodologia educacional e as práticas de sala de aula.
Também desenvolvi templates para que a equipe acadêmica pudesse criar novos conteúdos de forma padronizada, utilizando ferramentas familiares como Word e PowerPoint. A seguir, você encontrará alguns slides que registram todo o processo de criação, além de trechos do guia com os parâmetros de padronização.
Demanda e Desafios:
Registros do Processo de Criação:




Abaixo, você encontrará alguns registros feitos e compartilhados com a equipe da Maple Bear Brasil. Esses registros tinham como objetivo fornecer visibilidade do processo de criação e consultoria, além de justificar as horas de serviços prestados:




























Guia de Customização:
Como resultado do trabalho, foi criado um guia de customização dos componentes das unidades cadastradas na plataforma acadêmica da Maple Bear, com o objetivo de parametrizar importantes aspectos de organização, formatação e uso adequado de elementos visuais de acordo com a identidade visual da marca. Confira como ficou o material:
contato@flaaa.com.br • Brasil. São Paulo - SP
Precisa comunicar um assunto de forma autêntica e impactante com seu público?
Vamos conversar!
© Flaaa 2024. All rights reserved.