SER Educacional: Produção de Disciplinas EAD

Projeto

Neste projeto, atuei diretamente na estruturação, criação e gestão da produção de mais de 600 disciplinas EAD interativas para o Grupo Ser Educacional.

#Educação; #EAD; #Design Instrucional; #Direção de Criação; #Gestão de Projetos; #Criação de Conteúdo

Esse foi, sem dúvida, o projeto mais complexo e desafiador que já desenvolvi. Ao relembrar o processo de criação, percebo quantos desafios surgiram e quantas soluções precisei encontrar ao longo do caminho. Na época, eu ocupava o cargo de diretor de criação e soluções na DP Content, e além dessa enorme demanda, ainda havia outras acontecendo ao mesmo tempo.

Ao todo, o projeto contou com cerca de 80 profissionais de diferentes especialidades para garantir a entrega de mais de 600 disciplinas em um período de 24 meses. A equipe incluía analistas de recrutamento e seleção, autores, revisores, diagramadores, ilustradores, editores de vídeo, operadores de estúdio, programadores, entre outros. As disciplinas produzidas abordavam temas variados, como pegadogia, cáculo ou até mesmo metodologia de trabalhos científicos.

O primeiro esboço do projeto aconteceu em 2014, quando desenvolvi as provas de conceito e o piloto. No entanto, o projeto só foi oficializado em 2018, após a conclusão de todos os alinhamentos burocráticos necessários. Após seu início, um dos primeiros grandes desafios foi estruturar o fluxo de produção, montar novas equipes na empresa e identificar os tipos e quantidades de profissionais necessários para as diferentes fases de entrega.

Outro desafio significativo foi criar um modelo para todos os itens que comporiam cada disciplina, contemplando tanto o conteúdo digital quanto o impresso. Isso envolveu tarefas como:

Criar uma identidade comunicacional única para o projeto, abrangendo comunicação verbal, escrita e visual.

Desenvolver modelos de arquivos em SCORM onepage, com diversos recursos interativos como galerias, abas, flip-cards e infográficos com botões.

Definir modelos para vídeos e podcasts.

Projetar o layout gráfico dos livros impressos.

Estruturar e desenvolver recursos de apoio para que tanto as equipes técnicas quanto os autores pudessem produzir cada parte do material com foco em um mesmo objetivo

Confesso que as primeiras semanas de projeto foram desafiadoras e desesperadoras. Sempre parecia que estávamos quase lá, mas ainda faltava algo. No entanto, após as primeiras semanas, a equipe se familiarizou com o processo de produção e o fluxo se tornou mais consistente.

Uma vez que as entregas começaram a fluir, o próximo desafio foi minimizar erros e otimizar o processo. Nesse momento, deixei um pouco de lado a criação e foquei mais em soluções. Todas as semanas, analisava minuciosamente diferentes pontos do processo, buscando reduzir minutos, horas e, consequentemente, dias de cada tarefa. Nesse sentido, algumas medidas tomadas foram:

Implementar um checklist de conferência em cada equipe.

Criar um guia de produção para autores, com sessões semanais para esclarecimento de dúvidas.

Mudar o formato de alguns componentes da disciplinas e as ferramentas utilizadas para desenvolvimento.

Um exemplo do impacto dessas mudanças foi nas atividades contextualizadas, que eram estudos de caso gamificados compostos por sete níveis e diversos elementos audiovisuais. Antes, a produção de uma atividade envolvia quatro pessoas e levava entre oito e dez horas. Após a mudança, o processo passou a envolver três pessoas e o tempo de produção reduziu para quatro horas por atividade.

Outra mudança significativa foi a criação de um guia de padrões de qualidade para o projeto, detalhando cada elemento que compunha as disciplinas. Para familiarizar os profissionais envolvidos com esses padrões, foram realizadas sessões recorrentes de apresentação do material e esclarecimento de dúvidas. Após a incorporação do guia na operação, os erros foram reduzidos em mais de 60%, evitando retrabalhos e etapas adicionais de revisão.

Ao longo de todo o processo, aprendi lições valiosas, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. No início, esse tipo de projeto causou um certo frio na barriga, mas à medida que enfrentei os desafios, desenvolvi uma maturidade que não imaginava antes. Algumas lições muito importantes que aprendi foram:

► Aprender a confiar e a incenivar: Às vezes, o resultado poderia ser melhor, mas em determinados momentos, é mais importante construir a segurança de um profissional para que ele alcance o resultado esperado com o tempo do que deixá-lo inseguro e aumentar seus erros.

Rever os processos consantemente: Tão importane quanto produzir os materiais é preparar o terreno para minimizar os obstáculos operacionais da equipe. Seja implementando uma nova ferramenta, criando ou ajustando processos, a evolução deve ser constante.

► Desapegar: Nem tudo será feito do jeito imaginado, mas isso não significa que seja pior; muito pelo contrário, pode ser ainda melhor do que se esperava. Assim, aprendi a respeitar o momento de criação individual de cada um, garantindo, no entanto, que a base seja uma criação coletiva em torno de um mesmo objetivo.

► Incenivar o respeio ao próximo sempre: Mesmo que a produção não esteja adequada e diversos problemas estejam ocorrendo, mesmo diante de noites mal dormidas ou trabalho até altas horas, é fundamental garantir o respeito entre os colegas de equipe. Sem respeito, todo o esforço perde seu sentido.

Esse projeto também contribuiu muito para minha pesquisa de mestrado. Embora não fosse meu objeto de estudo, vivenciar essa experiência profissional ao mesmo tempo em que me aprofundava academicamente me fez refletir sobre o processo de criação de cursos EAD sob diversos ângulos, além daqueles aos quais já estava acostumado.

Embora tenha sido, de longe, a entrega mais complexa em que já trabalhei, foi uma grande oportunidade de aprender, amadurecer e considerar novas perspectivas profissionais. Foi a partir daí que percebi que não podia me limitar apenas ao design e senti a necessidade de expandir meu campo de atuação, especializando-me em outras áreas do conhecimento. É impossível detalhar todos os aspectos do projeto aqui, mas a seguir compartilho alguns trechos da atividade contextualizada reformulada e do guia elaborado para autores.

Demanda e Desafios:

Trechos das Atividades Contextualizada :

Além dos módulos, cada disciplina também incluía uma atividade contextualizada, que consistia em estudos de caso gamificados compostos por sete níveis e diversos elementos audiovisuais. Durante o processo de produção, o formato foi ajustado para otimizar as entregas. Além disso, importantes aspectos foram aprimorados, como a experiência de usabilidade e de leitura.

Trechos do Guia do Autor :

O guia do autor ajudou a familiarizar os autores com as particularidades do projeto e serviu como material de consulta durante suas produções. Combinado com sessões semanais para esclarecer dúvidas, essa abordagem reduziu problemas de plágio, fontes não confiáveis e despadronização de conteúdos, garantindo uma entrega inicial do conteúdo-base muito mais eficaz. Em outra oportunidade, também implementei essa solução para os autores de Middle Years da Maple Bear, e os resultados foram muito positivos.

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